sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Como se organizar na hora de escrever um livro

Escrever um livro só seu é muuuuuito bom, saber que você pariu uma coisa tão bela no mundo é muito gratificante.
Eu (apesar de não escrever tanto) adoro escrever, adoro colocar minhas ideias no papel (virtual) e saber que foi tudo eu quem escreveu.
Então, hoje, eu vou descrever os passos que eu segui e ainda sigo na minha escrita, citarei os apps que eu uso para facilitar também.

Passo 1 - Leia
Essa é a parte mais importante na hora de escrever um livro, principalmente se for o seu primeiro. Ler irá te fazer adquirir conhecimento quanto a novas palavras e também te ajudará a narrar e descrever melhor suas histórias.
Os livros que eu li pra estudar a escrita foi a série de livros de Diários do Vampiro, eles são curtos e são pontos de referência para o meu tipo de narrativa: suspense.
Você pode (e deve) escolher o livro da sua preferência, levando em consideração o estilo que você deseja escrever.

Passo 2 - Imagine sua história
Normalmente quando alguém pensa em escrever um livro, já tem uma base de como será sua história. Se esse não for seu caso, é fundamental que, logo no início, você imagine a base da sua história.
Sobre o quê ela falará?
O que você quer passar com ela?
Você consegue fazer isso?
Puxando para o meu lado, a minha história fala de caçadores de vampiros, eu quero passar aflição e uma pitada de medo e apesar de eu não conseguir perfeitamente passar isso apenas na escrita, eu me esforço bastante.
Portanto, imagine sua história, determine os personagens que primeiro vêm à sua cabeça e poderemos seguir para o passo 3.

Passo 3 - Se organize
Com uma base sólida para a sua história, você já deve começar a escrever a partir daí.
Eu costumo usar o Trello.com, ele é uma ótima forma de se organizar. Eu me divido em "Capítulos", "Cenários", "Personagens" e "História em tópicos".

Em "Capítulos", eu coloco pequenos resumos de cada capítulo pra ter um direcionamento na hora de escrever.
Em "Cenários", como já é óbvio, eu coloco os cenários que eu citar no decorrer do livro. Com uma ferramenta do Trello, eu consigo facilmente os descrever e assim eu não me perco enquanto estiver falando sobre os lugares.
Na lista de "Personagens", eu escrevo o nome de cada pessoa presente na história, eu as descrevo me baseando em nome, aparência, personalidade, profissão na história, raça (humano ou vampiro, na minha história, por exemplo) e idade para me ajudar na descrição deles. 
E "Histórias em tópicos" são pedaços que eu quero colocar na história, mas ainda não cheguei naquele capítulo, eu as anoto nesta lista para não me esquecer e depois eu posso passar para a parte dos capítulos.

4 - Mãos na massa
Com sua história perfeitamente organizada nas listas do Trello, você pode começar a escrever. Você pode seguir os resumos na parte dos Capítulos e acrescentar coisas novas durante a escrita, pois várias ideias virão.
Para escrever eu uso o Word mesmo, o Documentos do Google, o Zen Writer ou o iA Writer. 
Os dois primeiros você conhece e pode fazer em qualquer computador e apenas salvar em nuvem para pegar depois.
O Zen Writer (clique aqui) é um programa de computador com uma interface simples e relaxante com músicas de fundo calmas para ajudar na hora de escrever.
Como nem sempre eu tenho um computador para escrever quando vem inspiração, eu uso o iA Writer (clique aqui), que é um app bastante útil simples e com o propósito apenas de escrever sem distrações.

4.1 - Poste o livro
Muitas pessoas preferem terminar o livro para mostrar a alguém. Eu, particularmente, prefiro postar o livro para ver o que as pessoas acham e poder me aperfeiçoar, neste caso, existe o Wattpad (este) que é uma rede social de escritores, lá você encontrará muitas outras história para se inspirar.

5 - Comemore
Se você seguiu os passos e ficou feliz com o resultado, comemore, você é um escritor... vai demorar um tempo até você aceitar o seu modo de escrever, mas você vai saber quando chegar lá.

Dúvidas? Deixem nos comentários.

WS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário